Cinematismo: Cinema, demasiado, cinema!

Fale Conosco
     O grupo de cinema Cinematismo: Cinema, demasiado, cinema tem por objetivo ampliar o horizonte artístico e cultural de seus integrantes. Composto por estudantes do ensino médio, coordenado pelo professor Igor de Jesus, o grupo transita entre explicações de questões técnicas, próprias da linguagem cinematográfica, e de interpretação da obra, envolvendo relações filosóficas, sociológicas, históricas e literárias.
      Os encontros se dão de maneira quinzenal, com alternância entre exibições de filmes aclamados pela crítica especializada e momentos de trocas de conhecimentos acerca dos detalhes próprios do cinema. Em cada reunião do grupo, há o contato, por parte dos alunos, com filmes clássicos, pouco conhecidos na era da industrialização e reprodutibilidade da sétima arte, como obras de Stanley Kubrick, Alfred Hitchcock, Francis Ford Coppola, etc.
    O primeiro filme assistido foi Corra!, do diretor Jordan Peele, quando houve um debate sobre a condição social dos negros, o racismo e o estereótipo social, bem como os aspectos de construção de roteiro e design de som - estes últimos trabalhados no primeiro encontro. Numa segunda ocasião, houve a exibição do filme argentino Relatos Selvagens, do diretor Damián Szifron, seguido de um debate sobre as técnicas de direção e o papel do diretor na montagem do filme, tematizando os aspectos psicológicos e sociais da violência e sua inerência, e controle, pelo ser humano.
      O projeto Cinematismo: Cinema, demasiado, cinema ajuda os alunos com mais arte, cultura e reflexões dentro do ambiente escolar, além de fomentar aumentando sociabilidade e capacidade crítica em relação à vida e à sétima arte.

 

Coordenação Pedagógica

Voltar