Formação sobre ISTs para alunos dos 7ºs e 8ºs anos

Fale Conosco

No dia 24/04, os alunos dos sétimos e oitavos anos participaram de uma oficina com um grupo de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, na qual foram abordados temas sobre ISTs, HIV/AIDS e hepatites virais.

A ação foi baseada no Projeto Galera Curtição, o qual ocorre desde 2012, com a participação de escolas públicas municipais e estaduais, com alunos do ensino fundamental. O objetivo principal foi atingir e sensibilizar alunos e professores nos aspectos de educação e prevenção em saúde, principalmente no âmbito das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

O diferencial é quanto à metodologia utilizada, que parte da educação entre pares, na qual os próprios jovens fazem parte do processo de transmissão e troca de conhecimento, discussões, debates. Além disso, as discussões levantadas no evento foram relacionadas às redes sociais no intuito de orientar os estudantes quanto ao uso sadio delas.
Nossa avaliação final pós-evento constatou uma satisfação de 100%, esboçada pelas placas levantadas no final pelos alunos, resultado esse comprobatório da efetividade da ação de parceria entre escola e poder público.

Nós, do Santa Luzia, agradecemos especialmente à Fabiane Ferreira dos Santos, assessora técnica da Secretaria Municipal de Saúde, e aos demais profissionais envolvidos: Gustavo Haas, residente de enfermagem – UFRGS; Juanita Natasha Garcia, residente de serviço social – UFRGS; Daiane Radaeski, estagiária acadêmica em enfermagem – FADERGS.

 

Coordenação Pedagógica

Voltar