Praticando Geometria

Fale Conosco
         O desafio de construir maquete e planta baixa considerando vista e perspectiva da sala de aula resultou em um trabalho surpreendente. Partindo da vista superior da sala de aula, os estudantes do 6º ao 9º ano projetaram e construíram uma maquete ou planta baixa com escalas reduzidas, utilizando material específico ou programa computacional Planner 5D, assistidos pela professora Patrícia, da disciplina de Geometria.
Essa atividade fez os alunos e as famílias trabalharem unidos, reforçando o conhecimento construído em sala de aula e fora dela. Compreenderam, também, como aplicar escalas e como extrair detalhes das mobílias e de um espaço físico para uma planta baixa.
As maquetes foram desenvolvidas com o reaproveitamento de sucata, como caixas de sapato, de fósforo e de remédio; palitos de dente, de picolé, de churrasco, além de outros materiais recicláveis. Além da preocupação ambiental, o incentivo à criatividade, o trabalho em conjunto com a família e colegas e a socialização com a exposição no colégio foram relevantes para o planejamento e realização da tarefa.
            A escola parabeniza seus estudantes pelo empenho na atividade, o qual resultou em excelentes trabalhos desenvolvidos.
Além disso, o Santa Luzia reafirma seu compromisso com uma educação integral na qual a verdadeira metodologia ativa é aquela em que são associados os conhecimentos construídos em sala de aula ao nosso cotidiano. Por essa razão, ressaltamos que a disciplina de Geometria, nos anos finais do ensino fundamental, busca aprimorar as habilidades dos estudantes na matemática, sendo, desse modo, mais que um complemento, mas um alicerce para essa área do conhecimento.

 

Coordenação Pedagógica
Voltar