Projeto Trilhas Avaliativas – 6º ano ao Ensino Médio

Fale Conosco
Prezadas famílias,

 
O complexo cenário da COVID-19 que estamos vivenciando em nosso país requer o desenvolvimento de ações contínuas e frequentes no processo de ensino e aprendizagem, a fim de ampliar o contato professor-aluno e otimizar as rotinas educativas. A readequação de nossas propostas pedagógicas e a redefinição de nossos objetos do conhecimento, em consonância com a legislação vigente, bem como a implementação e utilização da plataforma da Microsoft Teams, foram desafios de nossa comunidade educativa nesta primeira etapa remota.

Cientes de que o processo avaliativo deve apoiar a aprendizagem, compreendemos que este também assumiu um novo formato em nosso ambiente virtual, sendo alinhado com o currículo e com os objetivos estabelecidos por nossa equipe docente neste período.

Para o segundo trimestre, o Santa Luzia traz o projeto Trilhas Avaliativas para estudantes do 6º ano ao Ensino Médio. Pautadas pela flexibilidade, as trilhas avaliativas respeitam os diferentes contextos sociais, emocionais e cognitivos apresentados pelos alunos neste momento, dando visibilidade a seu processo de aprendizagem e engajamento. Permanecemos com foco no equilíbrio entre as atividades síncronas e assíncronas, atentos à aprendizagem, priorizando a produção crítica e valorizando as conquistas dos educandos.

Durante esse período, os estudantes serão avaliados em cada disciplina por meio de duas trilhas distintas: de Engajamento e de Sondagens Contínuas. Ambas são detalhadas a seguir, e foram elaboradas com base na atual dinâmica de estudos de nossos estudantes, que visa estimular a autonomia e a caminhada individual no processo de construção da aprendizagem.
 
Trilha de Engajamento
 
A Trilha Engajamento se baseia na participação do estudante no processo educacional que ocorre de forma virtual, e considera as atividades síncronas e assíncronas. Dessa forma, comporão o Engajamento:

A realização e entrega, dentro dos prazos estipulados, das atividades propostas;

A presença e contribuição efetiva nas aulas síncronas;

A autonomia na organização das tarefas, utilizando os recursos da plataforma Teams.

De um total de 10 pontos para cada disciplina, no trimestre, o Engajamento terá peso de 4 pontos. A natureza dessas atividades, seus prazos, mecanismos de entrega e valor serão definidos em cada disciplina.
 
Trilha de Sondagens Contínuas
              
A Trilha Sondagens Contínuas é composta por atividades individuais avaliativas aplicadas durante as aulas síncronas, com avaliação do desempenho dos estudantes. Cada disciplina estipulará quantas avaliações ocorrerão, o valor de cada uma e seu período de aplicação, em datas sempre agendadas e comunicadas com antecedência. Essa trilha corresponderá a 6 pontos, e será explorada por meio da ferramenta digital Microsoft Forms.
 
 
 
 
 
 
Recuperação
 
O processo de recuperação para o segundo trimestre ocorrerá de maneira paralela e contínua, sendo realizada no decorrer das aulas por orientações de ensino e atividades diversas adaptadas às dificuldades de cada estudante.

O Instituto Santa Luzia agradece o acompanhamento das famílias no processo de aprendizagem dos nossos alunos e a compreensão diante dos desafios que nos sãos apresentados diariamente. Sabemos que o sucesso nos resultados alcançados depende da união entre pais e/ou responsáveis e a escola. Nesta segunda etapa de atividades domiciliares, contamos novamente com o apoio e comprometimento de todos.

 

 

Coordenação Pedagógica
Voltar