"A arte existe porque a vida não basta", afirmou certa vez o poeta Ferreira Gullar. E de fato, não basta, a vida precisa de arte, cor, luz e de livros. A literatura, enquanto expressão artística, se fez presente para ser celebrada em mais uma edição da semana cultural e literária do Santa Luzia, com atividades para as crianças e os adolescentes. Este ano o diferencial apresentado foi a concepção de que a literatura nos cativa de inúmeras formas, em uma apresentação de música de um professor interpretando clássicos do rock, em uma conversa com um estrangeiro, nos corredores da escola e até em uma atividade sobre o período medieval com um grupo de artistas que trabalham com o tema.
Os alunos do grupo de jovens também não ficaram de fora. Uma ideia inovadora partiu de dentro do grupo, uma inesperada entrada nas salas de aula, uma intervenção artística. Cada membro do grupo estava representando um sentimento ou emoção e levando poesias, ideias e frases que inspirasse aqueles alunos, ali sentados, a pensarem sobre seus sentimentos e emoções, finalizando com a leitura de um trecho do poema "Mude", da Clarisse Lispector.
O grupo de jovens almejava tocar em algo extremamente importante, a leitura e as emoções andam lado a lado. Livros, filmes, textos, frases, mexem com nosso lado mais sentimental, mexem com nossa sensibilidade, muitas vezes inesperada, mas sempre marcante.
Coordenação Pedagógica