O racismo é um problema comum a diversas sociedades contemporâneas. Trata-se de uma característica estrutural, especialmente arraigada na história das nações americanas, e que se manifestou de diversas formas ao longo do tempo – da pseudociência até políticas públicas discriminatórias. Seus efeitos são ubíquos e sensíveis até os dias de hoje.
Além de todos os sofrimentos indizíveis que causou ao longo do tempo, o racismo é um mal comportamental incompatível com o projeto de uma sociedade mais justa e humana. Conflita diretamente com os valores cristãos, com a importância da vida, e com o próprio processo de crescimento da Humanidade.
Identificando esse problema, e em um esforço para combatê-lo através da informação e da ação, foi organizado o 1° Encontro Interdisciplinar ISL, realizado no dia 25 de junho de 2020. Promovido pela Província Vicentina de Curitiba, o evento teve como tema o racismo norte-americano, e contou com a participação de professores do colégio Instituto Santa Luzia e a comunidade educativa vicentina em geral, apresentando perspectivas biológica, histórica e sociológica sobre a questão. O presente texto registra sequencialmente e expande as discussões do Encontro.
Confira o artigo completo no anexo que segue, bem como o link para o webinário:
Coordenação Pedagógica