A experimentação é de suma importância no ensino de ciências, pois ela consegue unir teoria e prática e funciona como um meio de motivar os alunos, além de facilitar a compreensão dos conteúdos que estão em pauta.
Neste sentido, os alunos dos sextos aos oitavos anos do Santa Luzia realizam diversas experiências que corroboram com o conteúdo teórico. No segundo trimestre, entre as práticas realizadas pelos estudantes do sexto ano, constam a construção de um filtro caseiro para tratamento de água, a observação da flutuação de barcos confeccionados com massa de modelar e a verificação da temperatura para fusão do gelo.
No sétimo ano, destacam-se as atividades envolvendo o contato com animais invertebrados e vertebrados. Nessas, os alunos manusearam insetos, aracnídeos, lacraias e piolho-de-cobra, analisando número de patas e segmentos corporais, aparelhos bucais e estruturas inoculadoras de veneno. Também verificaram o tamanho de serpentes e características predominantes de algumas das principais espécies conhecidas. Já os alunos do oitavo ano, evidenciaram a importância dos órgãos dos sentidos na percepção do olfato, paladar, audição, visão e tato.
As práticas de ciências envolvem dedicação, aprendizagem e entretenimento. Para o terceiro trimestre, estão previstas outras, de acordo com os conteúdos programáticos a serem abordados. Percebemos que a conjugação entre a teoria e a prática proporciona aprendizagem singular, pois possibilita a concretude do científico à vivência do educando.
Coordenação Pedagógica