Bienal das Nações - As Migrações no Mundo Contemporâneo – 6º/7º/8º Anos

Fale Conosco
Na manhã do dia 19/10, ocorreram as atividades principais da I Bienal das Nações do Instituto Santa Luzia – evento iniciado pelo desfile de abertura na manhã anterior, e que se encerra formalmente no dia 25/10.

A Bienal envolveu alunos do 6° ano do Ensino Fundamental ao 3° ano do Ensino Médio em um sobrevoo de 42 países, destacando suas culturas, formas de organização política, economias e peculiaridades. Ao Ensino Fundamental II coube organizar uma exposição sobre cada país, enriquecida por vibrantes caracterizações e pratos típicos da culinária local. Por sua vez, o Ensino Médio realizou uma simulação de três comitês vinculados à ONU – o Banco Mundial, a ACNUR e a FAO -, com cada aluno preparando propostas para o país que representava, em seu respectivo comitê. Entre essas etapas, os alunos do 9° ano se responsabilizaram pela cobertura jornalística, escrita e audiovisual, e pelo apoio técnico à realização do evento.

Apesar de enfoques múltiplos, a temática norteadora da Bienal foi a das migrações no mundo contemporâneo, com todo o sofrimento e problemas que suscita. A discussão desse tema é fundamental, pois amplia nossa percepção de mundo, retomando conteúdos, mas, principalmente, fortalecendo nossa fé no diálogo e no respeito – dois elementos centrais à visão pedagógica vicentina.
A Bienal foi concebida como uma atividade interdisciplinar, oferecendo uma visão integral e complexa do mundo para além dos muros da escola. Apesar dos desafios inerentes a essa proposta, o evento superou seus objetivos. Reiteramos nossos sinceros agradecimentos aos educandos de todos os segmentos por sua dedicação e criatividade imensurável, vitais para o sucesso da Bienal: muito obrigado!


Coordenação Pedagógica

Voltar