Na Quarta-Feira de Cinzas iniciamos o período da Quaresma e também a Campanha da Fraternidade (CF), iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) há 64 anos!
Como convite a contemplarmos a dimensão social de nossa fé, a Campanha da Fraternidade é uma expressão de comunhão, conversão e partilha, um chamado à caridade e à solidariedade no fecundo tempo espiritual, que é a Quaresma.
A CF 2025 tem como tema "Fraternidade e Ecologia Integral" e lema "Deus viu que tudo era muito bom" (Gn 1, 31). Em tempos de crise socioambiental, a Campanha deste ano nos auxilia nas reflexões e ações em um processo de conversão integral, que ouve o grito da Criação de Deus.
A Rede Vicentina de Educação contempla, com a Campanha da Fraternidade, os nossos valores de colaboração, espiritualidade, sustentabilidade e solidariedade, na certeza de que nossas ações impactam o presente e o futuro. Que possamos viver o caminho quaresmal reconhecendo os pecados contra a Casa Comum e empreendendo um caminho de conversão integral.
Para saber mais: na imagem, temos o cartaz oficial da Campanha da Fraternidade de 2025, proposto pela CNBB. Nele, São Francisco de Assis está em destaque, representando o homem novo que viveu uma experiência de amor com Deus, com os irmãos e toda a criação. A Cruz também é representada de forma central, como elemento importante da espiritualidade quaresmal. Além disso, temos elementos da natureza, representando a exuberância de nossa flora e fauna bem como o lembrete de que devemos cuidar da criação. A cidade representa o Brasil em suas mais variadas moradias, que ainda assim pertencem ao mesmo planeta. Todos estes elementos estão formando uma composição, que reflete a diversidade e interligação entre tudo o que existe, toda a Criação.
Fonte: CNBB.