O ensino dos objetos de conhecimento que envolvem a língua portuguesa deve primar a formação de um sujeito poliglota em sua própria língua, isto é, que esteja capacitado a se comunicar com interlocutores os mais diversos em distintas esferas de circulação discursiva. Nesse sentido, os alunos do nono ano, em redação, vêm trabalhando no 3º trimestre o gênero textual carta, o qual, mesmo tendo, hoje, seu uso em contextos mais restritos devido à predominância especialmente dos aplicativos de mensagens, constitui importante mecanismo de interação social – especialmente em termos mais afetivos.
Portanto, para aprimorar os conhecimentos dos educandos sobre o gênero, eles assistiram, nas aulas de redação, ao filme Central do Brasil (1998), cuja protagonista é uma senhora idosa, vivida por Fernanda Montenegro, que, na principal estação de trem da cidade do RJ, escrevia cartas ditadas a ela por pessoas analfabetas.
Desse modo, construiu-se a atividade de redação: em duplas, os alunos do nono ano redigiram cartas em que um colega (autor) repassava as informações a outro, que deveria organizar as informações previamente levantadas em um texto (redator). A atividade consistiu em trabalhar especialmente a empatia ao provocar os estudantes redatores a projetarem a subjetividade dos colegas e, junto a isso, tendo como fim pedagógico, a organização e o encadeamento de fatos para a construção do produto final, o texto escrito coeso e coerente.
Coordenação Pedagógica