Construindo Vínculos – Turmas 91 e 92

Fale Conosco
Amizade, respeito, companheirismo, crenças, divergências, convergências. Essas são algumas das palavras que constroem a teia das relações sociais que estabelecemos na sociedade. Na escola, os estudantes se defrontam com esses sentimentos, pois todos eles fazem parte da sua subjetividade, bem como da dos demais.

Visando à compreensão dessas emoções, partimos do pressuposto de que cada ser humano é uno – e de que é isso que constrói a diversidade de indivíduos com os quais nos relacionamos no dia a dia. Dessa maneira, os alunos do nono ano, para a disciplina de redação, produziram textos opinativos cuja questão central foi a construção de vínculos afetivos.

A primeira etapa da atividade consistiu na produção da primeira versão da redação para apreciação do professor da disciplina, Eduardo Belmonte. Desse modo, passou-se à etapa seguinte: a reescrita, a qual possibilita ao educando aprimorar suas habilidades relativas à produção textual no que tange os mecanismos gramaticais, coesivos e semânticos.

Ao final da atividade, os educandos customizaram cabides, os quais representam - no trabalho - uma metáfora visual das relações que estabelecemos, e, a eles, anexaram o seu texto devidamente reescrito. O resultado da atividade foi bastante satisfatório, pois percebemos que nossos alunos evoluem quanto à compreensão da teia das relações sociais; afinal, todos almejam ser profissionais competentes e éticos. Contudo, para isso, é importante que saibamos construir vínculos com nossos pares, os quais muitas vezes são indivíduos cujas crenças, vivências e origem são diferentes da nossa. E o ponto de partida para isso é, sobretudo, o respeito.

Coordenação Pedagógica   

Voltar