Informações sobre o coronavírus para deficientes visuais

Fale Conosco
Prezadas famílias,
 

O coronavírus tem se mostrado um risco gravíssimo à saúde e à segurança de todos. Inimigo invisível, ele pode atacar a qualquer um, mesmo nas atividades cotidianas mais simples, mas alguns grupos estão especialmente expostos ao risco. Os deficientes visuais (DVs), embora tenham o mesmo risco orgânico de infecção, requerem atenção especial, pois seu contato com o mundo não pode prescindir da dimensão tátil. O braile exige o toque, assim como a navegação na rua, por exemplo, é dificultada sem o contato manual com corrimões e paredes.

No sentido de orientar os DVs sobre como manter a segurança durante a pandemia, o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos (MMFDH) divulgou um material informativo dedicado a esse público. Algumas orientações especialmente importantes são:
  • Sair de casa apenas para atividades de extrema necessidade;
  • Cuidado redobrado ao lavar as mãos, incluindo as unhas e punhos;
  • Higienização regular das mãos com álcool gel 70%;
  • Limpeza frequente de instrumentos, como bengalas, regletes, punções, máquinas Perkins, lupas (ópticas ou digitais), óculos, bem como desinfecção periódica das superfícies de maior contato, em casa. Essa orientação se estende às ferramentas digitais, como o computador e os celulares;
  • Utilizar máscara em todas as ocasiões, em espaços públicos;
  • Evitar o contato das mãos com os olhos;
  • Caso seja necessário solicitar o auxílio de outra pessoa, para cruzar uma rua ou chegar a algum endereço, por exemplo, tocá-la nas costas, de modo que ambos fiquem com um braço livre para cobrir o rosto, em caso de espirro ou tosse.
O documento do Ministério foi construído de forma acessível, contém uma lista maior de orientações detalhadas e explicações gerais sobre o coronavírus, e pode ser lido através do link a seguir.

https://sway.office.com/tDuFxzFRhn1s8GGi?ref=Link

Atento a essa realidade, o Instituto Santa Luzia compartilha essas informações com a comunidade educativa. Informamos que dispomos de serviços de orientação e produção de material adaptado para os alunos DVs, através do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Reiterando o compromisso vicentino de uma educação integral, o setor de AEE se coloca à disposição desses educandos para auxiliá-los, também, na acessibilidade das ferramentas digitais, na utilização de aplicativos e na familiarização com a plataforma Microsoft Teams.

Sempre que surgir a necessidade, pedimos aos educandos ou seus familiares que comuniquem a escola, a fim de que o acompanhamento dos educandos seja individualizado e efetivo.
Nesse momento, o bom senso e a caridade devem prevalecer. Cuidem-se e cuidem dos seus. Dessa forma, venceremos o desafio mais rápido.

 

Atenciosamente,
Coordenação pedagógica e equipe de AEE.
Voltar