O texto literário constitui um pequeno fragmento de uma tentativa do escritor de, conforme sua visão de mundo e seu momento histórico, construir uma leitura da realidade. Nesse sentido, o estudo da literatura em sala de aula se faz importante não só para que os estudantes tenham acesso a conteúdos programáticos do currículo, mas especialmente para que seja oportunizado o conhecimento da própria cultura e como esta capta os valores e as tensões históricas e sociais vigentes.
Por outro lado, faz-se necessário, para que se tenha uma aprendizagem mais efetiva, aproximar os conhecimentos retratados em sala de aula da realidade objetiva dos estudantes. Nesse sentido, as turmas 201 e 202, para o componente curricular Língua Portuguesa, com o professor Eduardo Belmonte, construíram cartazes em que, simulando a interface do Instagram, rede social que no Brasil possui mais de 57 milhões de usuários, foram desenvolvidos perfis para os poetas das 3 gerações do romantismo brasileiro.
De Gonçalves Dias a Castro Alves, a atividade possibilitou uma imersão na poética de autores os mais diversos que cultuaram a brasilidade, idealizaram o amor e se engajaram na campanha abolicionista. Tudo isso possibilitou uma aprendizagem mais significativa, com a intersecção dos conteúdos aprendidos em sala de aula e o cotidiano dos estudantes.