Ocorreu no dia 27/05 a oficina do IPC para pais e filhos do terceiro ano do ensino fundamental. Com o objetivo de vivenciar essa nova abordagem pedagógica, as famílias foram provocadas a realizar um desafio proposto, discuti-lo e elaborar uma solução em equipe. Baseado no projeto ideias que inspiram (TED - Ideas worth spreading) o professor coordenador da disciplina, Cauê Finkler, propôs a atividade para os presentes, construir uma torre com fios de espaguete, barbante, fitas adesivas e um marshmallow, sendo que este último deverá ficar no topo. O desafio do marshmallow é aplicado mundialmente em escolas, universidades, cursos de empreendedorismo e em todos os locais que desejam disparar reflexão, trabalho coletivo e estimular a criatividade, proporcionando a sensação de criar com as próprias mãos, a enxergar os erros durante o processo e corrigi-los rapidamente para ter um protótipo funcional.
O IPC é uma proposta educacional dinâmica na qual o educando desenvolve pensamento inventivo através da prática, ou seja, ligando o maker ao senso criativo. Sendo assim, em seus projetos, os alunos desenvolvem a criatividade junto ao lúdico, além de uma série de habilidades importantes, lógicas e sociais, capazes de interagir com diversas áreas do conhecimento. Assim, estabelecem-se temáticas e desafios a serem trabalhados, individual e coletivamente. Consequentemente, a motivação e a autoestima crescem, bem como as capacidades de aprender, compartilhar conhecimentos e trabalhar em equipe. Agradecemos a participação dos pais do terceiro ano, de modo que foi vivenciado uma socialização muito construtiva para o grupo e para o trabalho que está sendo desenvolvido.
Coordenação Pedagógica